Mensagens

REFLEXÃO - 18/04/2011

Lidando com a Depressão

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Salmo 42:5

A razão pela qual muitas pessoas se sentem atraídas para o livro de Salmos é que ele fala a linguagem do coração humano. Os versos dos salmos nos ajudam a expressar emoções que de outra maneira seria difícil. Qualquer que seja nossa emoção existe um salmo para refleti-la, seja ela medo, raiva, gratidão, alegria ou ansiedade.

Temos que nos aproximar de Deus, dAquele que sabe que “nossa estrutura é pó”, e contar honestamente para Ele como estamos nos sentindo. Podemos ir além do que apenas pedir-Lhe que interprete o que estamos sentindo – medo, tristeza, culpa ou ansiedade –, e que nos mostre a melhor saída. Às vezes, é a espera do resultado de um exame médico, o cônjuge que saiu sem se despedir, o noivo que foi rude... Às vezes, temos que tomar algumas providências: telefonar, ir a determinado lugar, conversar com alguém, etc.

O salmista se pergunta: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada?” Ele parece deprimido e desanimado. A primeira coisa que ele fez foi identificar o que estava roubando sua paz.

O grande poeta cristão Willian Cowper sofria do que parecia ser uma tendência maníaco-depressiva. Quando tinha 32 anos, tentou o suicídio várias vezes, mas, parece cômico e irônico, sem nenhum sucesso. Tentou se envenenar, no entanto, não funcionou. Decidiu, então, jogar-se no Rio Tâmisa; não deu certo. Na manhã seguinte, tentou se suicidar jogando-se sobre uma faca, mas a faca quebrou. Tentou, então, se enforcar, mas foi encontrado caído, inconsciente, no chão.

Vários anos depois, John Newton disse no funeral de Cowper: “Ele passou por grande tribulação. Mas a eternidade será suficientemente extensa para emendar tudo.”

Nossa resposta consiste em colocar a esperança em Deus. Ele sabe o caminho. Nos altos e baixos da vida, nossa maior necessidade é Deus.

Como é bom começar o dia sabendo que temos alguém ao nosso lado que sabe nos tirar do labirinto no qual nos encontramos.

“Por que é que você está tão deprimida, querida alma? Por que está chorando de tristeza? Ponha seus olhos em Deus, logo louvará novamente. Ele põe um sorriso em minha face. Ele é o meu Deus” (Sl 42:5, The Message). “Espere um pouco!” Diga: “Eu vou sair dessa!”



12/04/2011


 

[Davi] disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado.” Então tirou tudo aquilo e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu. 1 Samuel 17:39, 40

No pregão de apostas para definir o vencedor da luta, as chances de vitória eram uma em cem. Essa era a situação de Davi. Até ali os desafios tinham sido os xingamentos, a estratégia militar do inimigo, as especulações, a checagem das armas, o levantamento de homens em condições de luta, e assim por diante.
Os filisteus costumavam dizimar seus inimigos, o que deixaria para trás os clássicos filmes de ação, com luta entre facções, gangues e grupos: no filme Rambo IV, morreram 449; em O Exterminador do Futuro, foram 538 mortos; Guerra nas Estrelas, 508; e em O Justiceiro, foram 662 mortos (tudo na ficção, claro).
Tenha em vista algumas coisas quando tiver que enfrentar desafios:
Não se compare aos demais. Há pessoas compulsivas em se comparar a outras. Cada vez que um colega se sai bem, sentem-se fracassadas. Toda vez que o sol brilha para outros, do seu lado faz sombra. Acreditam que a Lei de Murphy só funciona para si mesma, isto é, se alguma coisa tem que dar errado, dará errado com elas. O outro fala melhor, canta melhor, tem roupa de grife, tem o carro do ano. Ao nos compararmos com os outros, sempre encontraremos pontos nos quais eles nos superam, e outros nos quais nos saímos bem.
Aceite suas limitações. Medir-nos pelos outros é frustrante. Estamos em diferentes etapas de desenvolvimento, tanto física, quanto social, mental e espiritualmente. Pena que muitas vezes não temos a humildade nem a coragem para dizer “não sei”, “não posso”, “não tenho”. Temos nossos gostos, inclinações, interesses, mas não somos fortes em todos os pontos.
Use sua própria armadura. Disseram para Davi: “Você está chegando aqui com um currículo invejável. Você tem competência para colocar essa armadura do rei.” Então, pela insistência de outros, ele entrou no cenário da guerra parecendo aquilo que não era. “Mas como? Quero ser eu mesmo! Será que tenho que ser cópia dos outros?” Até que ele decidiu: “Não sou soldado. Sou pastor de ovelhas. Não vou aparecer com essa armadura. Vou usar meu estilingue e minhas pedras.” E disse mais: “Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor” (1Sm 17:47).
Não sei que gigantes ou desafios você terá que enfrentar hoje. Mas seja você mesmo. Esteja confiante, pois a batalha é do Senhor e Ele lhe dará a vitória!





Restaurando os que Caíram

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Gálatas 6:1

Uma das mais bonitas modalidades dos jogos de inverno é a patinação artística. Na apresentação, é de tirar o fôlego o salto com vários giros no ar e a aterrissagem. Mas já assisti algumas vezes, quase no fim da demonstração, o salto e... a queda. O que era para terminar em pé, de braços abertos numa demonstração de “fiz tudo direitinho”, não se concretiza.
Os resultados de uma queda não são nada agradáveis, e nada é tão frustrante como cair diante dos outros. Cair sozinho, você disfarça, sacode a poeira e segue caminho. Mas, quando outros nos vêem cair, é humilhante.
Como a igreja, como família e comunidade dirigida pelo Espírito, deve tratar aqueles que estiveram ao nosso lado, participaram no mesmo coral, ajudaram no mesmo projeto, e foram afastados de nosso convívio por causa de uma queda?
O mesmo texto em diferentes versões descreve um leque de atitudes positivas em relação àquele que caiu:
“Colocá-lo em pé muito gentilmente” (New English Bible). Quando alguém cai, sua primeira necessidade é se levantar sem ser lembrado de que caiu. “Colocá-lo silenciosamente de volta no caminho, sem nenhum sentimento de superioridade” (Phillips). Não é hora de querer dar uma lição, nem de se mostrar mais santo do que ele. “Deve ser auxiliado a corrigir-se, restaurar-se e reintegrar-se sem nenhuma demonstração de superioridade e com toda gentileza” (Versão Amplificada). Restaurar quer dizer “colocar de volta onde estava”. Tem a mesma conotação de colocar um osso deslocado no lugar.
“Restaurá-lo magnanimamente, ficando com você os comentários críticos” (The Message). Mostrar tato e simpatia, selecionando cuidadosamente as palavras, e persuadir a pessoa para que volte ao caminho.
Somos aqueles que estendem a mão e ajudam a limpar as feridas? Colocamos uma tala ou curativo e dizemos: “Vamos tentar de novo”? Depois do escorregão, oferecemos o ombro para ajudar o outro a se levantar?
Aquele que é poderoso para nos guardar de tropeçar e cair está nos convidando hoje para receber Sua graça e restaurar os caídos
.

www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/.../2011/frmd2011.html



REFLEXÃO - 17/02/2011

VENCENDO OS CONTRATEMPOS DA VIDA ATRAVÉS DA FÉ
ISAÍAS 30:15 – Porque em vos convertedes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas o não quisestes.”

         Quantas vezes nos sentimos sozinhos, vazios, tristes, angustiados, pensando até em desistir de tudo? Sentimo-nos como se Deus não ouvisse o nosso clamor. Ficamos sem entender absolutamente nada, e, perguntamos a Deus: O que está acontecendo? O que foi que fiz? E esquecemos o ELE diz em sua palavra: “Em vos convertedes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas o não quisestes.” (Is. 30:15).
         A palavra de Deus é clara, quando diz que precisamos primeiro nos “converter”. II Cron. 7:14, o Senhor diz: “Se o meu povo... e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. Se entendermos isto e o fizermos, bem aventurados seremos.
         Em segundo lugar, ELE nos orienta a sossegarmos. O Cantor Cristão CC traz-nos, um hino muito lindo, que nos orienta a sossegarmos, pois o nosso Deus, ainda está no controle. Em Mt. 8:26, Jesus repreende o vento e o mar e faz-se grande bonança. Assim é a nossa vida, quando confiamos nEle.
         Por último, ELE nos mandar estarmos tranqüilos e confiantes nEle. Em Sal. 37:5, o Senhor nos diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará”. Como é bom confiar em Deus! Ele diz que tudo fará, porém, mediante a nossa fé. Foi assim com a filha de Jairo (Mr. 5:21-24), com a mulher do fluxo de sangue (Mr. 5:25-34); com o cego de Jericó (Mr. 10:46-52), com a mulher Cananéia (Mt. 15:21-28) e muitos outros.
         Assim, se quisermos vencer os contratempos de nossa vida, precisamos nos converter, sossegar e confiar no Senhor, pois Ele continua no controle.
         Deus nos abençoe!

Dilma Campos Assunção